Quem sou eu

Sou Petter Garcia, formado pelo Conservatório de Música de Niterói em Licenciatura Plena em Artes - Habilitação em Música. Sou professor da rede municipal do Rio e este blogger está destinado a todos que queiram aprender música ou tem interesse em estudar música. email para contato: pett_musico@hotmail.com Um bom estudo a todos. Qualquer dúvida entre em contato. Dica para melhor visualização da matéria do blog: Cada matéria está disposta por mês, abra cada uma e a matéria que lhe interessa aparecerá. Se abrir todos os meses o acesso a informação ficará mais rápido. Bom estudo!!!

domingo, 29 de julho de 2012

16- Partes e símbolos da partitura.




21 comentários:

  1. muito bom mesmo parabéns;
    seria legar dar uma aulinhas, pois eu baixei partitura que veio somente a metade da musica e não encontrei completa, e para tirar com cifras ou de ouvido fica difícil para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar a página. Espero que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas ou informações que procurava. Em breve estarei com vídeo aulas!!!! Por enquanto fica ai a dica do blog!!!!

      Obrigado mais uma vez e qualquer dúvida entre em contato por e-mail. Deixe seu telefone identificado da onde você é e contato do face ou wathsapp para que eu possa lhe enviar explicações sobre as dúvidas ou perguntas que tenha sobre o assunto desejado. Fique com Deus!!!!

      Atenciosamente Petter Garcia!!!!

      Excluir
    2. Olá eu tive que responder um comentário em vez de comentar pois eu não tenho a opção de comentar.Eu tenho uma pergunta:algumas bases na partitura acima de alguma nota tem um sinal de mais(+) poderiam por favor me responder?Estava a procura dessa resposta nesse site mais infelizmente não foi o que eu encontrei.Mas de qualquer forma muito obrigada.Espero que vocês me respondam.

      Excluir
  2. Muito obrigada por esta aula e pelo blog. Parabéns!!! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado!!! Fico feliz que o blog está ajudando!!!!

    ResponderExcluir
  4. AULAS CRISTALINAS, MÚSICA SEMPRE MÚSICA. OBRIGADO MUITO BOM MESMO PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! Faço pensando em dar o melhor para que se possa entender mais facilmente a matéria. Fico feliz que tenha gostado!!! Aproveite bem os conteúdos, qualquer dúvida é só entrar em contato!!!!

      Excluir
  5. Olá! Gostei muitos dos slides, mas ainda tenho 2 dúvidas.
    Quando as notas tiverem um arpejo (ou quando um único símbolo estiver em três linhas diferentes, como no exemplo do arpejo) como toca?
    E a outra dúvida é a seguinte: O que significam aqueles números ou aqueles símbolos de sustenidos que aparecem atrás da clave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gabi!!!! Primeiramente, obrigado por acessar o blog e pelo elogio!!!!

      Respondendo a primeira pergunta:

      Se o símbolo em questão for um vibrato você executa normalmente, um glissando também. Dificilmente outro símbolo apareça, mais se aparecer tente executar normalmente, caso não consiga, me envie por imagem para o meu ZAP - 21 99357-3021 e descobrirei a melhor maneira de execução e te dou uma resposta mais precisa.

      A segunda pergunta:

      os números se estiverem acima ou abaixo da clave, podem significar que o tom da música pode estar sendo transposto para a nota indicativa do número em questão. Exemplo: Se o tom for Dó Maior e em cima da clave vier o número 5, este número estará acima ou atrás da clave. Se estiver acima, você subirá uma quinta justa, ficando o tom em SOL Maior e se estiver abaixo, você descerá uma quinta justa, ficando o tom em FÁ Maior.

      Outra resposta muito comum é se o número em questão for um 8, significa que dependendo do instrumento ele deve ser tocado uma oitava acima ou abaixo.

      Quanto ao sustenido antes da clave, pode ser que o autor esteja sugerindo que a música pode ser tocada no tom da armadura de clave sugerida.

      Para que eu consiga lhe dar uma resposta 100% satisfatória, gostaria de saber qual o seu grau de conhecimento em teoria musical,aí posso mais claramente responder algumas questões que são importantes. Se não ao invés de estar lhe ajudando eu estarei colocando mais dúvidas para você.

      Espero que as respostas tenham lhe ajudado a esclarecer algumas questões. Obrigado!!!!

      Excluir
  6. Mto bom. Amei. Recordei tudo o que esperava. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo acesso e fico muito feliz em saber que o conteúdo pode ajudar!

      Excluir
  7. Meus parabéns! Obrigado por está postagem didática e muito bem explicada.
    O conhecimento guardado não engrandece o Homem!
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço por estar acessando e agradeço os elogios! Fico muito feliz que as postagens estão sendo úteis para o aprendizado de muitos!!!!

      Excluir
  8. Excelente apresentação.
    Parabéns pelas dicas.

    ResponderExcluir
  9. Super bacana!! Muito obrigada!estou fazendo um exercicio de teoria das aulas de piano e essa postagem me ajudou demais♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Fico feliz por ajudar! Ajude divulgando o Blogger. Obrigado!

      Excluir
    2. Boa noite! Fico feliz por ajudar! Ajude divulgando o Blogger. Obrigado!

      Excluir