Quem sou eu

Sou Petter Garcia, formado pelo Conservatório de Música de Niterói em Licenciatura Plena em Artes - Habilitação em Música. Sou professor da rede municipal do Rio e este blogger está destinado a todos que queiram aprender música ou tem interesse em estudar música. email para contato: pett_musico@hotmail.com Um bom estudo a todos. Qualquer dúvida entre em contato. Dica para melhor visualização da matéria do blog: Cada matéria está disposta por mês, abra cada uma e a matéria que lhe interessa aparecerá. Se abrir todos os meses o acesso a informação ficará mais rápido. Bom estudo!!!

domingo, 27 de maio de 2012

9- Acento Métrico


36 comentários:

  1. Olá Petter,

    o quaternário mudou a acentuação métrica... muitos autores tratam ele sendo F f mF f. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por acessar o blogger primeiramente!!!!

      Rui, esta definição do acento métrico no compasso quaternário de F f mf f, descaracteriza o compasso 4/4 não sendo muito bem vista por muitos teóricos. No entanto, é um fator muito polêmico entre eles, pois alguns o definem como F f mf f e outros como F f f f, que na minha opinião é a mais comoda para identificar o referido compasso.

      Devo fazer referência aos autores que são requisitados para o vestibular em música que são:

      Bohumil med, Virgínia Fiúsa, Cacilda Borges, Maria de Mattos Priolli, dentre outros, e no vestibular a resposta correta em relação ao acento métrico é F f f f.

      Excluir
  2. Bom dia!

    Gostaria de saber como faz a acentuação métrica nos compassos onde ocorre síncope?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter entrado e pesquisado no nosso blogger!!!!

      Partindo do ponto em que a síncope desloca o tempo fraco ( segunda metade de tempo ), ou seja, parte fraca de tempo assume o lugar do tempo forte ( primeira parte forte de tempo do próximo tempo em questão ). Vejamos:

      Pense em um tempo binário! Com quatro colcheias.

      Primeiro sem ligadura. Ficando assim: Forte fraco Forte fraco. F - f - F - f

      Agora com ligadura: Forte fraco ligando ( agora o a primeira parte de tempo do segundo tempo fica sendo fraca ao invés de forte ) fraco fraco. F - f_____ f - f

      Excluir
  3. Bom dia!

    Gostaria de saber como faz a acentuação métrica nos compassos onde ocorre síncope?

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde
    Na teoria cada tempo possui sua acentuação forte ou fraca conforme o compasso. E na prática como isso vai ser aplicado? Eu li em algumas explicações que a acentuação nada tem a ver com intensidade ou volume de som nos tempos, em outras já fala exatamente o contrário. Por exemplo, como irei aplicar essa acentuação ao tocar um instrumento de sopro e como será no caso de um teclado?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia !!!!! Desculpa pela demora para responder sua pergunta.

    Na prática, os acentos métricos estão relacionados diretamente com as técnicas de acordo com as variações de cada instrumento e especificidade de cada um. A informação que leu que acento métrico não está relacionado com volume e intensidade é verdadeira. Convém lembrar que cada instrumento tem um modo específico de produzir seu som, então teremos formas distintas de execução.
    Entendo acento métrico, de acordo com a teoria, como forma de se destacar os primeiros tempos dos demais tempos restantes. Podemos fazer isso de formas variadas em cada instrumento.

    No caso dos instrumentos de sopro, fazemos a acentuação dedicando uma coluna de ar um pouco mais forte no primeiro tempo e nos demais uma coluna de ar com forma constante.

    No teclado, dependendo do modelo e marca, usamos o modo sensitivo que vai dar um realismo maior ao instrumento, imitando o som de piano. Por ser o piano um instrumento de corda, seu acento está relacionado ao modo como se atacam as teclas, sendo assim, direcionasse uma força maior nos primeiros tempos e os demais de forma moderada, sem variação.

    Nos dois casos, o acento está mais relacionado a forma de ataque de nota e a dinâmica que cada gênero musical pede e a forma de execução de cada instrumento.

    Espero ter respondido a ponto de saciar sua dúvida em relação a este assunto!!!!

    Obrigado!!!!

    Atenciosamente, Petter Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Petter.

      Achei ótima a resposta ao Elizeu pois eu tinha mesma dúvida! Só necessito de mais um exemplo: no caso do solfejo, para executar a acentuação, já que o som é produzido pela vibração das cordas vocais, devemos vibrá - las com mais ou menos força?

      Parabéns pelo blog e obrigado desde já.

      Excluir
    2. Bom dia Jonathan!!!!

      Nossa voz é um instrumento de sopro e como tal, as acentuações são aplicadas com pressões distintas de acordo com que se pede. Na voz, em específico, a acentuação é feita destacando sutilmente a nota. Como se trata de execução vocal não se deve exagerar para não descaracterizar muito a melodia e nem mecanizar demais. O solfejo, assim como nos instrumentos de sopro devem sair sempre de forma clara e o mais natural possível.

      Excluir
  6. Amigo, no compasso 4/4 tenho uma semibreve como solfejar esse compasso, ela será toda forte ou terei que ocilar de acordo com cada tempo?

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!!!!

    Apenas será entoado o primeiro tempo forte e o restante prolongação!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, no compasso 4/4 onde a primeira nota da execução começa no 4 tempo... Essa primeira nota deverá ser Forte ou fraco? se fosse usar o sistema F f f f eu começaria com fraco, mas estou na primeira nota da execução... minha dúvida há muito tempo :)
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marco Arantes, respeitando a execução dos acentos métricos o último tempo é fraco, pois em seguida, começará um tempo forte do próximo compasso. Ficando assim, F f f f /F f f f

      Excluir
  10. Ok! Mas eu vou iniciar uma música com a nota fraca, mesmo que a primeira nota da música esteja no 4 tempo?
    Acho q nao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!!

      Muitas obras começam em notas fracas, algumas podem vir com a observação do autor!!!! Cabe neste caso, você saber de que peça estará tocando. Cada Estilo musical tem uma interpretação.

      Passo segundo a teoria que: Uma música pode começar em tempo fraco.

      A questão de interpretar uma obra depende de quem toca e do Estilo.

      Excluir
  11. Bom dia Joab!!! Sim, com relação ao acento métrico esse é o certo!!!

    ResponderExcluir
  12. Como seria a acentuação métrica (do Compasso) e (das partes de tempo) em um compasso quaternário dessa forma:
    Colcheia,Minima,Colcheia e Semínima

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Thiarlen!!!!!

      Desculpa a demora na resposta!!!

      Levando-se em consideração que nesse caso apresentado a colcheia é a primeira figura do compasso e a mínima é a segunda, a outra colcheia é a terceira figura e a semínima a última:

      Ficando assim:

      A primeira colcheia marca o primeiro tempo real dentro do compasso, ou seja, é a figuras que deverá ser acentuada no tempo.

      A mínima começa a ser contada na segunda parte de tempo, ou seja, na subida da marcação do tempo, pois a descida é o tempo forte.

      A colcheia é a segunda metade do terceiro tempo, fraco.

      A semínima é marcada no quarto tempo, ou seja, na marcação do tempo.

      Gráfico: F f ( sustenta a nota dois tempos ) f f

      1 e 2 e 3 e 4 e


      Mais dúvidas entre em contato!!!!

      Abraços!!!!

      Excluir
  13. boa noite amigo, dei uma lida em seu blog parabéns! gostaria de um esclarecimento se possível, é referente a pergunta acima sobre a acentuação métrica na teoria e na prática. Também tenho muita dúvida sobre isso, li sua resposta e confesso que não me convenceu ainda estou confuso, pois, se a intensidade do som não está relacionada a acentuação métrica( é o que eu gostaria que fosse verdade), como destacar com o som mais forte independente do instrumento em sua execução?
    Pergunto pensando em estilo musical litúrgico, se cada tempo forte destaca-lo , não tornaria a execução ou interpretação horrenda?
    E o que acho interessante na interpretações por exemplo de sinfonias independente de sua época literal , falando de música propriamente dita, percebe-se o destaque nos tempos fortes (cabeça do compasso)
    Então eu pergunto não seria uma coisa natural nas formações dos acordes, ou na própria composição , por exemplos em que os metais entra atacam as vezes na cabeça ou sei lá ...essa dúvida me acompanho porque não ouço na execução ninguém forçando os primeiros tempos a não ser numa forma coletiva em que se destaca- se naturalmente.
    Se você obter mais contextos teóricos a respeito e puder me ajudar a sanar minha dúvida, agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo Noky!!!!

      Sua dúvida é também dúvida de muitos músicos e intérpretes. Posso afirmar que o acento métrico está relacionado a forma de divisão e sub divisão dos compassos, no entanto, a maneira de execução pode ou não ser percebida, vai depender de quem executa.
      Na teoria, posso citar alguns autores, tais como:Virgínia Fiúsa, Bohumil Med, o método de divisão de rítmica Bona, Calcilda Borges, Maria Luisa de Mattos Priolli e outros e todos vão falar basicamente a mesma coisa.
      A execução é algo muito sutil, porém os tempos são marcantes e identificam as divisões. Você perceberá que na maior parte das obras, sejam elas quais forem, o primeiro tempo é destacado e o restante nem tanto assim. Daí conseguirá definir em que compasso está. Se é Binário, ternário ou quaternário.
      Então, o acento métrico serve para justificar o compasso em questão e manter a marcação de notas de primeiro tempo. Ouça Bach e Villa Lobos e começará a perceber os tempos e os compassos em que são tocadas as obras. Depois pegue a partitura e busque o trecho em que escutou. Tudo fará sentido!!!!

      Obrigado por visitar o Blogger. Espero ter convencido você!!!!

      Excluir
  14. Amigo, bom dia, tira-me uma dúvida por favor. No teclado consegue-se perceber a acentuação métrica ou isso só è possível no piano?

    ResponderExcluir
  15. Amigo, bom dia, tira-me uma dúvida por favor. No teclado consegue-se perceber a acentuação métrica ou isso só è possível no piano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Bruna!!!

      Se o seu teclado tiver um recurso chamado tecla sensitiva poderá sentir a acentuação. Caso não só no piano!!!!

      Excluir
  16. Então no órgão eletrônico também não é possível essa percepcão do acento métrico?

    ResponderExcluir
  17. Então no órgão eletrônico também não é possível essa percepcão do acento métrico?

    ResponderExcluir
  18. Então no órgão eletrônico também não é possível essa percepcão do acento métrico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Bruna!!!

      Então, tudo vai depender se o instrumento que você tem dispõe do recurso sensitivo. Algumas séries da Yamaha, Roland, Korg, Kramer entre outros possui esse recurso.

      Como se trata de instrumento eletrônico você deve buscar os que tentam chegar o mais próximo do som real do instrumento original. Acento métrico está diretamente ligado ao ataque de nota no instrumento. Piano por ser um instrumento de corda, pede o peso certo nas teclas. Orgão por ser um instrumento de sopro, pede uma abertura maior na válvula de saída de ar acionada pela tecla e assim por diante!

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, Petter! Tenho uma grande dúvida sobre a acentuação nas partes de tempo do compasso. Por exemplo, em um compasso binário, com a semínima como unidade de tempo , (2/4), como ficaria a acentuação de 8 fusas seguidas, e 2 colcheias? Eu li em um método de teoria que a acentuação nas partes de tempo seguem da seguinte forma: se a subdivisão for binária , será igual a acentuação métrica no compasso binário; se a subdivisão for quaternária , a acentuação será igual ao compasso quaternário. Fiquei em dúvida, pois no caso das 8 fusas , é uma subdivisão binária ou quaternária? Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!!!!

      Vou partir do princípio de que estamos tratando de um compasso binário, sendo assim, as fusas devem obedecer as subdivisões exatamente.

      Vamos considerar que x = a semicolcheia certo?

      Sendo assim: x - - - x - - - temos dois tempos com 4 figuras cada. Total de 8 figuras.

      Analisando pelo que falou, vamos fazer uma substituição do segundo tempo por colcheia certo?

      Sendo assim: x - - - x e.Total de 6 figuras.

      Vamos agora pegar as 4 figura( semicolcheia ) e dobrar tudo.

      Sendo assim: x * - * - * - * x e.

      Não sei se desse jeito irá entender, mais vamos vê se deixo claro.

      Peguei o primeiro tempo e subdividi em fusa. Vou tocar 4 figuras na descida do tempo e mais 4 figuras na segunda parte de tempo e em seguida toco a colcheia normalmente.

      x = tempo e = 2ª parte de tempo.

      1 * - * e * - * 2 e

      Espero que tenha ajudado!!!

      Caso não fica ai meu número para você adicionar no zap e eu te passo mais detalhes. (21) 97377-4646

      Excluir
  22. Bom dia. Nas nossas escolinhas de música seguimos o modelo F f mF f quartenario. Mas, isso é questão mesmo de interpretação.
    Gostaria que tirasse uma dúvida Em um compasso binário 2/2 num grupo inicial do compasso composto por 08 fusas, como seria a a acentuação métrica na subdivisão???
    Tem algum livro que fale sobre isso. ? Agradeço muito

    ResponderExcluir